28 outubro 2006

O Aborto Clandestino

Uma professora minha disse que iria votar sim, porque não queria que as mulheres continuassem a fazer os chamados "abortos de vão de escada". No entanto as estatisticas demonstram que os abortos clandestinos existem em grande número nos paises onde está legalizado. Até é complicado de preceber, mas porquê?
Vejamos dois dos aspetos principais: Em primeiro lugar existe o caso dos prazos. Uma mulher que aborte até às 10 semanas não será muito diferente de abortar às 13 ou 14 semanas. Ora, a partir do momento em que passa as 10 semanas existe um potencial ingresso nas clinicas paralelas. Quem fala nos prazos, pode falar nas limitações legais que existem, como por exemplo a autorização dos pais, quando à gravida é menor ou o parecer de um médico especialista ou de alguma entidade de assitencia social.
Subsequentemente continuará a existir uma grande coacção social face à prática de um aborto, daí que muitas mulheres receiem ser vistas em clinicas de abortos. E também continuarão a existir a viagens a Espanha, caso se confirme a maior restrição na nossa lei.
Por outro lado, o ministério da saúde já prepara protocolos com clinicas privadas para a prática de abortos pagos pelo endividado Sistema Nacional de Saúde (SNS) e consequentemente por todos nós, quando desde junho que se deixaram de pagar os abastecimentos de pílulas anticoncepcionais, pílulas "do dia seguinte" e os preservativos são vendidos a preço de mercado. Num ministério que não faz parcerias para operar as cataratas (muitos já cegaram por causa das listas de espera..) por exemplo. E depois as listas de espera iriam engrossar pois os abortos são intrevenções urgentes devido à questão dos prazos.
Para finalizar, desde o inicio do ano que a tal professora mandava os tais bitaites e quando finalmente lhe respondi á letra nunca mas falou disso, e já lá vão duas aulas. Qualquer momento é um bom momento de combate.
Bem hajam companheiros de luta!

2 comentários:

Elise disse...

Se o SIM ganhar que cada uma pague o seu aborto. 500 euros +/-.

Mas tenho a sensação que o Não vai ganhar.

Irredutível disse...

Eu espero que ganhe o Nao ganhe, é por isso que luto.

eu pensava que os abortos ficavam a 1000€ cada um mais isso depende do estado de desenvolvimento do embrião...