08 agosto 2006

José Cid - Portuguesa Bonita


Seguindo o Prometido no ultimo Post, apresento o primeiro monstro de José Cid.
A musica chama-se Portuguesa Bonita. Já a conhecia, aliás, como todos os outros monstros, mas quanto a mim, a musica pode ser pouco apelativa, nos dias de hoje, mas a letra é excepcional. É uma homenagem à mulher portuguesa que enche toda uma carreira bastante heterogenea. Claro que perante tal variedade de temas, a mulher portuguesa não podia faltar. Corre todo o país, de norte a sul, sem esquecer as ilhas e as emigrantes.
Trata-se de uma homenagem mulher portuguesa só equiparável à Bela Portuguesa do Marante.


Portuguesa Bonita - José Cid

Nasceu no sul, é mais castiça e mais morena,
Gosta de fado, vai ver os toiros na arena.
Mas as dos centro são as mais raianas,
O doce olhar e o sorriso das tricanas!
E as do norte são mais claras de pele branca
São muito alegres, muito simples, muitos francas.

Onde vais portuguesa bonita?
Volta atrás, vem escutar a canção.
Que essa capa, com fitas de prata,
É que alegra e mata o meu coração.
E o sorriso, com que tu me encantas,
Dá vida e aqueçe a minha ilusão.


As da Madeira são tão lindas como as flores
E a natureza favorece as dos Açores.
Mas as que vivem longe da terra natal
Têm alguém que as canta em Portugal.
Por todas tenho muito amor muita ternura,
No meu caminho fica sempre uma aventura.

Refrão

São os amores que eu já vivi na minha vida,
Mais um Adeus, mais um regreso e a despedida.
Sou saltimbanco, vou de terra em terra,
E a todas levo um sonho e uma quimera.
Já corri mundo mas fiquei com a certeza
De que a mais meiga é a mulher portuguesa.

Refrão

Sem comentários: