14 dezembro 2006

Grande... Exemplo!

É um post no minimo curioso.

Estou a escreve-lo na Universidade de Aveiro na sala de computadores do Dep. de Matemática. Mais um marquito na pequena história deste bolg. Se é certo que o objectivo deste post é cravar mais um marco num terro pouco fértil, não deixei de arranjar qualquer coisa para lhe dar mais conteudo.

Assim apraz-me falar sobre um tema que tem preturbado muitos universitários: O concurso Grandes Portugueses.

O maior português é, à partida, uma afirmação falaciosa, porque muitos de evidenciaram em diversas àreas e estar a comparálos ao ponto de preferir um ao resto parece-me deturpar uma história que é global e que se quer verdadeira, cientifica e unificada.

No entanto, adoptou-se um modelo de outros países, num programa que tem servido muito para se aprofundar o debate, ou melhor, a discussão social sobre determinadas figuras. Tem sido, por isto, um programa positivo!

O caso mais paradigmático é sem dúvida o de Salazar. Primeiro é preciso analisar os factos, depois a votação e por fim darei também a minha opinião e direi porque também votei nele.

Em primeiro lugar, diz-se pela blogoesfera que Salazar foi o mais votado e que os resultados não estão publicado por causa desse facto. Quanto a isso, gostava de esclarecer uma coisa: os 100 primeiros só serão revelados em Março, não por ordem de votação, e será feita uma nova votação para apurar os 10 primeiros, agora sim, por ordem de votação. Por outro lado, não me espanta nada que Salazar tenha sido o mais votado. Não porque muitas pessoas o considerem o maior português de sempre, mas porque à luz dos politicos actuais, é o "melhor português de sempre". Quem se periocupou em conhecer a pessoa de Salazar saberia que ele é incomparável à caterva de curruptos que nos governa, vão algumas décadas. Assim, o voto em Salazar caracterizou-se como um grito de revolta contra o actual sistema, contra a corrupção, contra a ganância e a opolencia que tão bem caraqueterizam a nossa classe política actual. Não podemos considerar o voto de Salazar com um voto militante ou como uma demosntração de amor, mas sim como um grito de revolta!

Em último lugar, considero que tenho uma grande consideração pela pessoa de Salazar. Em relação ao passado, foi uma grande governante, dos melhores de sempre em Portugal, mas o seu maior erro foi não ter deixado o poder mais cedo. O facto de ter passado 40 anos no poder agarrou-o à velha noção de poupança que tão útil foi durante os anos da ditadura militar, e que impediu o governo de desbloquear verbas tão necessárias ao investimento estatal, para assegurar um futuro mais própero em termos económicos. Neste, como em muitos outros casos, aproveitou a nossa classe política para governar à grande e à democrata! Por outro lado, Não apostou nas colónias enquanto devia, e só termos investido lá quando estava eminente a sua independência, fez-nos perder recursos (que eles depois não os souberam a proveitar) quer no investimento que fizemos, quer nas matérias que não explorámos.

Se este regime não estivesse tão periocupado em denegrir a imagem de Salazar, seria natural que as suas qualidades como homem fossem hoje seguidas. A honestidade e a humildade com que sempre governou Portugal. Pagar as despesas do palácio de S. Bento com o seu salário. passr férias no forte de S. Julião da Barra, em vez de ir para uma qualquer ilha no Brasil, são apenas alguns exemplos do porquê de Salazar ser imcomparável a outro qualquer político!

Por fim, votei nele porque está na altura de dizer "BASTA!" a este sistema, e por isso demonstrar quem é o verdadeiro exemplo, ao invés dos modelos que nos querem impor. Salazar não deixou obra escrita, nem ideologia, mas os seus 40 anos de governação deixaram um exemplo que todos parecem querer esconder e contrariar. O sistema ensinou a faze-lo, mas a vida ensinará o contrário! Eu zelo pela salvaçaõ do meu povo, eu votei Salazar!

3 comentários:

Anónimo disse...

"periocupou" - que grande nacionalista! Nem sabes escrever português. E dizes tu que andas na Universidade.

Anónimo disse...

E falas tu dos ciganos, escrevem melhor que tu.

Anónimo disse...

na universidade..vai aprender português...ou vai cavar batatas